sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PIBID UFBA - inciação a docência,

Na última quinta feira, ontém, 25 de agosto, cheguei desta vez no horário certo na aula de DIDÁTICA E PRAXIS PEDAGÓGICA I. Em uma hora de aula nós alunos e aprofessora Alessandra iniciamos a discussão sobre " O que é ensinar? O que é aprender?" Quer dizer, foi só um "iniciozinho", ela falou dos livros que vamos precisar ler para a próxima aula. Mas, ela teve que interromper devido ao compromisso dela com a PIBID, um projeto que se chama Seminário Integrado PIBID UFBA de Filosofia, História e Sociologia, Iniciação à Docência: Reflão e Ação lá em São Lázaro.

Eu assisti a primeira palestra do grupo de história, que se apresentou de forma tímida, mas que deixou muito claro os objetivos, método, conteúdo e ações. Muito claro ficou que o objetivo é trazer reflexões importantes para um cidadão. Um diálogo mais próximo com os alunos a respeito de música, arte e cidadania.

Eu questionei o grupode história a respeito de uma possível interdisciplinaridade e envolvimento com os assuntos de sala de aula, e como era essa relação com os professores. Eles admitiram a possibilidade, falaram que eles em algum momento das aulas relacionavam com os conteúdos do programa. Também, que existiam trabalhos, projetos semanais com temáticas. Outra coisa foi que eles não eram professores de banca.

Enfim, são grupos de professores jovens que buscam dialogar com escolas públicas e seus alunos de forma lúdica e formadora de cidadãos discutindo a realidade deles.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário